domingo, 3 de outubro de 2010

A Prática da Palavra - Tiago 1:19-27.





"E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, 
 enganando-vos a vós mesmos" (v.22)

Samuel Taylor Coleridge, em um de seus comentários, fala sobre quatro grupos de leitores. Ele fala de leitores de um modo geral, de qualquer literatura. Aproveitando sua idéia, transfiro-a para os leitores da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.
Os leitores do primeiro grupo são comparados a ampulhetas.
São pessoas que lêem rapidamente e muito, mas nada é retido daquilo que foi lido. As palavras escoam como a areia das ampulhetas. Grão a grão, até que não sobre nada.
Os do segundo grupo são como esponjas. Absorvem tudo, mas também na mesma proporção o transmitem a outros, nada guardando para si. E o pior, talvez não passe adiante tão puro como leu.
Os leitores do terceiro grupo podem ser comparados a coadores ou peneiras. Eles conservam a borra, a escória e deixam passar aquilo que é limpo. Recebi, via internet, uma mensagem com a notícia de que na China, a Bíblia está sendo apontada como livro impróprio para menores de dezoito anos, "indecente, por causa do seu conteúdo violento e sexual, que inclui incesto e estupro". Quem fez esta leitura da santa e sagrada Palavra de Deus, faz parte deste grupo, pois viu as maldades e inconveni- ências de pessoas desobedientes e sem o temor de Deus e não enxergou a condenação que receberam por seus erros. Nem teve o prazer de apreciar as histórias de homens e mulheres de Deus, nem de absorver para si as preciosas promessas e o infavel e único plano de salvação do homem.
Felizmente há o quarto grupo de leitores que são como diamantes. Eles aproveitam até o fim as jóias que existem na Palavra de Deus. E separam, com sabedoria, os maus exemplos indignos de serem imitados, para fugirem deles, enquanto os bons exemplos e conselhos são incorporados à sua maneira de viver. Em que grupo você se encaixa? Desejo, de coração, sejamos leitores diamantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário