sexta-feira, 15 de julho de 2011

Sendo ornamento da doutrina de Deus


Na carta de Paulo a Tito no capítulo 2:1-10 nós lemos várias recomendações sobre o melhor exercício do ministério cristão por parte de cada um de nós.
Interessante observar que, Paulo tem o cuidado de chamar atenção para um fato extremamente negativo do povo daquela ilha (Creta), mesmo os crentes, chamando-os de "insubordinados, faladores vãos, enganadores" e, repetindo o testemunho que ouvira de um dos líderes ali, acrescenta ainda: "mentirosos, bestas ruins, glutões, preguiçosos".
Pois bem, é para um povo com um perfil tão negativo assim que Paulo incentiva e instrui Tito no sentido de torná-los bons ministros do evangelho de Cristo. Ele queria mostrar aos seu mensageiro (Tito) que a sua tarefa não seria fácil, mas isto era o que lhe competiria fazer como enviado de Deus àquela ilha.
É quando então, ele exorta no capítulo 2 e seus versículos iniciais, que os cretenses, homens velhos e novos, mulheres velhas e novas, maridos, esposas, filhos e servos sejam "temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, na constância.... reverentes no viver, não caluniadores, não dados a muito vinho, mestres do bem... moderados, castos, operosos em casa, bondosos, submissos aos seus deveres no lar... submissos e agradáveis."
Ou seja, exatamente o contrário de tudo aquilo que havia definido como a caraterística do crente em Creta no capítulo 1. E, para ressaltar como isto seria importante para a visão que o mundo passaria a ter da vida cristã ali em Creta, por causa da vida destes ministros de Deus, ele conclama um desafio que deve ser vivido por nós também, vinte séculos depois:

"Para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador"(Tt 2.10b).
 
O nosso ministério cristão se torna como um mostruário, uma vitrine para o mundo da vida vivida na presença de Deus, segundo a santa doutrina dele. Que a nossa oração diária seja:
"Conduze-me, Senhor,  a ser um digno ornamento da Tua  doutrina diante do mundo, pela retidão e correção de meus atos em face daqueles que me cercam."

terça-feira, 5 de julho de 2011



"Eu, o Senhor, a guardo, e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei." 
Is 27.3