quarta-feira, 20 de abril de 2011

Grandezas Efêmeras - Jeremias 45.1-5



"E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as busques ... ., (v.5a). 


A humildade é a essência de todas as virtudes. Nenhum dom pode permanecer no altar das virtudes se faltar humildade. Sem humildade, a sabedoria leva à soberba. Sem humildade, a caridade se toma exibição e o louvor se centraliza em quem louva e não em quem é louvado. Sem humildade, a santidade se toma hipocrisia. Baruch tinha sido um companheiro importante no ministério de Jeremias. Prestativo, corajoso, eficiente, mas entrou em desânimo quando percebeu que as nuvens no horizonte prenunciavam tempestades. Desertou. Não quis esperar para ver o cumprimento do veredicto de Deus sobre a nação rebelde. Recebeu a vida como despojo. Nenhuma grandeza, nenhuma glória, nenhuma virtude. Só a vida sem a grandeza que ele buscava, como o fósforo riscado que não acendeu uma chama. Queimou-se sem razão, sem um objetivo. A vida sem qualquer significado, único despojo de uma luta inglória. 


O cristão precisa definir seus objetivos. Por que lutas? Por que sofres? Por que esperas? Se o teu alvo é tua própria grandeza, esquece! Grandeza nenhuma alcançarás. "Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração", diz o Mestre. Isso significa que só é humilde aquele que renuncia ao seu próprio EU para viver Cristo, como Paulo: "Não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim". Cristo provou ser humilde ao deixar seu reino celestial e vir à terra para ser servo até a morte na cruz. Demonstrou sua excelsa grandeza em sua extrema humilhação. Vive em Cristo, irmão, cada dia do teu viver, para teres a grandeza da humildade de Cristo. 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Submissão à Vontade de Deus - Jeremias 42.1-16


"Roga ao Senhor para que o Senhor teu Deus nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer" (v. 3). 

Os judeus em Jerusalém pedem a Jeremias que ore e consulte a Deus sobre o que devem fazer. Tinham três opções: Ficar em Jerusalém, entregar-se aos babilônios ou fugir para o Egito. Eles já estavam determinados a ir para o Egito, qualquer que fosse a resposta de Deus, pois tinham medo dos babilônios, pelos precedentes 
de obstinada rebelião. A resposta de Deus não coincidiu com o que eles queriam. Acusando Jeremias de estar mentindo, foram para o Egito e ainda levaram preso o profeta. Mas a profecia se cumpriu. 
O exército da Babilônia invadiu o Egito e todos aqueles judeus foram mortos de fome e à espada. Ao contrário, os judeus levados para a Babilônia foram preservados e milhares deles retomaram à Judéia sete décadas depois. 
A triste história se repete. Muitos crentes procuram ler a Bíblia e orar buscando a vontade de Deus, mas quando essa não está de acordo com o que eles já decidiram, deixam a Palavra de Deus de lado e seguem sua própria vontade. A Palavra de Deus nunca no deixa em dúvida ou risco. Se vamos obedecer à vontade de Deus ou nossa própria vontade, é decisão nossa, mas sempre que deixamos de obedecer a Deus, as consequências são trágicas para nós. Uma jovem filha de pastor, deixou a Palavra de Deus e os conselhos paternos de lado e, seguindo sua vontade e paixão, uniu-se a um traficante. 
Poucos meses depois, ela foi morta pelo companheiro de um modo cruel e sanguinário. Chorando em silêncio no sepultamento da filha, sua mãe perguntava: "Por quê? Porque ela não ouviu os conselhos 
da Palavra de Deus?" Nunca dá certo deixar a Palavra de Deus para seguir sua própria vontade.