quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Versículo Bíblico Diário - Gálatas 5:13


"Porque vós, irmãos,
fostes chamados à liberdade. 
Não useis então da liberdade
para dar ocasião à carne, 
mas servi-vos uns aos outros pelo amor."

Consequências de um Mau Governo - 2 Crônicas 36:11-21


"Eles, porém, zombavam dos mensageiros de Deus, desprezando as suas palavras e mofando dos seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve" (v. 16). 

Sempre que Deus é esquecido ou que deixamos de ouvir a sua voz, preferindo caminhar por conta própria, pagamos um alto preço. Ninguém consegue dirigir bem os próprios passos, muito menos os passos de outrem, se não observar a vontade do Pai.
Suponhamos que o seu relógio apresentasse algum defeito.
Em quem você confiaria para consertá-lo? Ao marceneiro? Ao barbeiro? Ao açougueiro? Com certeza você o levaria ao relo- joeiro. No entanto, tratando-se de liderança, nem sempre o líder consulta a vontade de seu superior, a opinião de quem realmente entende "do negócio", o que pode nos acarretar prejuízos eternos. Isso pode ser bem visto na vida de nossos governantes.
Zedequias foi um péssimo rei. Jamais ouviu a Deus, jamais tentou agradá-lo. Ao contrário, "Ele fez o que o Senhor, o seu Deus, reprova" (v. 12). Por estar completamente distanciado de Deus, durante o reinado de Zedequias chegou o famoso cativeiro babilônico. Muitos profetas já haviam advertido o povo. Mas Zedequias não ouviu a ordem de Deus. Como consequência, foram levados escravos para a Babilônia.
Todos os que lideram, quer na família, na igreja, no trabalho, na escola, ou em qualquer lugar, podem seguir caminhos que não estejam em conformidade com os caminhos de Deus. Isso poderá trazer tristeza, desperdício, desespero e outras tragédias.
Portanto, a todos os que são incumbidos de liderar em qualquer esfera da sociedade, é necessário estar bem próximo de Deus, ouvindo os bons conselhos, fazendo a vontade do Mestre. Jamais se estribando no seu próprio entendimento.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Deus vê o Interior - 1 Samuel 16.1-13


"Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (v. 7).
Ficamos maravilhados ao contemplar a natureza. Somos inclinados a valorizar apenas o belo e desprezar o feio. Mas tudo é relativo, o que é belo para uns, para outros pode não ser. Deus tem a capacidade de ver o interior, e com isso, tudo que ele faz é coerente.
Deus não age como o ser humano, ele não faz acepção de pessoas.
Lembro-me que uma vez entrei numa loja de roupas vestido de shorts, camiseta e chinelo. Fiquei esperando ser atendido e nenhum vendedor apareceu. No mesmo dia, coloquei um temo e voltei à mesma loja; vários vendedores apareceram dizendo: "o doutor já foi atendido?"
O texto fala da escolha do substituto do Rei Saul. Samuel estava designado para ungir o novo rei de Israel e procurou Jessé, que lhe apresentou Eliabe. Samuel ficou impressionado com ele, pensando que fosse o escolhido de Deus, mas a resposta do Senhor foi: "Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."
Deus vê o coração e a escolha foi feita com base neste critério.
Davi, que aos olhos humanos não tinha nada que impressionasse, foi escolhido como o novo rei de Israel; por isso, ele é chamado "o homem segundo o coração de Deus".
Não vamos esquecer desta grande verdade: Deus vê o interior!
Que as nossas atitudes reflitam a glória de Deus. Vamos olhar as pessoas como Deus olha. Entendamos que cada um tem uma beleza interior e tiremos lições de cada experiência na vida.

Marcas do Cristão - Gálatas 6.1-18

"Quanto ao mais, ninguém me moleste; 
porque eu trago no corpo as marcas de Jesus." (v.17)

As marcas da cruz de Cristo estavam bem nítidas no sofrido corpo de Paulo. Marcas do seu grande amor a Cristo sem temor, marcas de uma crescente e verdadeira fé. Por isso é forte a declaração feita por ele nesse texto "eu trago no meu corpo as marcas de Jesus". Ele se referia aos açoites, às prisões, aos naufrágios. Mas há algo ainda que nos chama a atenção nesse texto de Gálatas 6: é a importância de se ter as marcas da Nova Criatura em Cristo (v.l5). Este deve ser o nosso desejo como cristãos. Quando levamos uma vida de testemunho vivo e somos comprometidos com o evangelho de Cristo nada mais nos impulsiona a não sei-ter as marcas de Jesus.
Tenho uma amiga missionária da JMN, Noêmia Marques, que deixou marcas valiosíssimas em minha vida e na vida de muitos por onde passou e ainda passa. Seu exemplo de serva destemida e consagrada ao Senhor, sempre foi e será um exemplo para minha vida, um exemplo de vida inspiradora de humildade e simplicidade. Nunca deixou de atender ao comando do Mestre. Lembro-me de quando se encontrava enferma, quantos testemunharam da sua fé e confiança em Cristo. E essa enfermidade
não a fez desistir.
Que estilo de vida estamos vivendo? Que marcas deixamos ou deixaremos por onde passarmos e quando nos despedirmos deste mundo? Que possamos deixar as marcas de um verdadeiro cristão, marcas de lealdade e submissão a Jesus, onde estivermos ou por onde passarmos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Versículo Bíblico Diário - João 1:11,12

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,
aos que crêem no seu nome;"

terça-feira, 14 de setembro de 2010

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Versículo Bíblico Diário - Daniel 7:14

E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, 
e o seu reino tal, que não será destruído.

domingo, 12 de setembro de 2010

Força para grandes tarefas

"Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não te atemorizes, 
nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, 
por onde quer que andares" Js. 1:9

Certa manhã, olhando no quintal, vi uma formiga subindo na calçada com uma folhinha várias vezes maior do que ela. Com muito esforço o animalzinho subiu um pouco, mas caiu com o peso da carga. Observei-a voltar a subir. Outra vez era a folha que caía. Ela pegava a folha e retomava a subida. A formiga fez isso dezenas de vezes, algumas tendo que recomeçar quando já estava bem perto do seu objetivo. Até que achou uma fenda e conseguiu chegar onde desejava.
Após um tempo de observação, percebi que a vitória da formiguinha estava na persistência.
Josué, no momento da sucessão, precisava agir de acordo com a grande responsabilidade assumida. Não poderia permitir que o medo o paralisasse, deixando-o refém de si mesmo, enfraquecendo suas forcas, minando-lhe as boas idéias; o desânimo não poderia desviar seu foco do compromisso assumido com Deus e com Moisés - conduzir o povo ao seu destino.
Certamente que em alguns momentos nos sentimos como a formiga, carregando um grande fardo, com medo, duvidando, tropeçando, mas recomeçando. Adiante, depois de alguns ou de muitos instantes, acharemos uma fenda, um lugar de escape, que a providência de Deus preparou.
Não desista diante das dificuldades e do peso da vida.
Lembre-se:
"Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não te atemorizes, 
nem te espantes; porque o Senhor teu Deus esta contigo,  
por onde quer que andares" Js. 1:9

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Versículo Bíblico Diário

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, 
e moído por causa das nossas iniquidades;
 o castigo que nos traz a paz estava sobre ele,
 e pelas suas pisaduras fomos sarados.
                                                                       Isaías 53:5


Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo,
 pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
                                                                       Gálatas 6:14

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Versículo Bíblico Diário

Louvai ao SENHOR todas as nações, 
louvai-o todos os povos.
                                              Salmos 117:1


Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos,
e por todos e em todos vós. 
                                          Efésios 4:6